Poupança e Investimento

1. Justifique porque o conteúdo poupança foi abordado conjuntamente com o investimento.
R: Porque a poupança das famílias e das empresas constitui a maior fonte de financiamento dos investimentos.

2. Refira o efeito da facilitação do crédito nos anos 90, sobre a taxa de poupança da sociedade portuguesa.
R: Com a facilitação do crédito nos anos 90, a taxa de poupança da sociedade portuguesa diminuiu pois com a facilidade de adquirir crédito as pessoas começaram a consumir mais e consequentemente poupar menos, pois sentiam-se mais ricas e por isso gastavam mais. Outro fator que contribuiu para a taxa de poupança da sociedade portuguesa ter diminuído nos anos 90 foi a entrada de Portugal na CEE em 1986, fazendo com que as pessoas ao sentirem-se mais ricas consumissem mais e por isso poupassem menos.

3. Identifique uma opção de poupança perigosa e sem qualquer rendimento.
R: Entesouramento, porque se descobrirem onde escondemos o dinheiro podemos ficar sem ele, o dinheiro não está seguro.

4. Identifique o destino de poupança mais comum.
R: Aplicação financeira, porque ao depositarmos o nosso dinheiro no banco sabemos que está seguro e que não corremos o risco de ficar sem ele. 

5. Identifique a aplicação da poupança que contribui para o aumento da capacidade produtiva.
R: O investimento, porque ao investir estamos a criar capital, porque estaremos a organizar uma atividade produtiva e com isso obter o lucro das vendas.

6. Explique porque a taxa de lucro deverá ser superior à taxa de juro.
R: Para o banco ter lucro.
7. “A taxa de juro é o preço de equilíbrio que se estabelece entre quem procura e quem oferece liquidez”. Comente.
R:A taxa de juro é o preço de equilíbrio entre quem deposita o dinheiro no banco e quem empresta o dinheiro (banco). Por um lado a procura de investir é menor quando a taxa de juro é maior, por outro lado a poupança aumenta quando a taxa de juro aumenta, assim a taxa de juro tem o papel de equilibrar o investimento e a poupança.
8. Explicita as funções do investimento.
R: O investimento serve para substituir ou repor o capital, porque as máquinas vão se degradando e com isso perdendo valor o sendo necessário o investimento para manter a capacidade produtiva. A formação de capital ou aumento da capacidade produtiva, isto é, o investimento permite produzir mais bens e por fim, a inovação que serve para melhorar ou criar novos processos produtivos ou produtos.
9. Explicita o conceito de amortizações.
R:As máquinas têm uma vida útil, que vai perdendo ao longo dos anos, sendo então necessário a sua substituição ao fim dos 10 anos, assim em cada ano deve-se imputar aos produtos o respetivo gasto das máquinas em um décimo do seu valor.
10. Distingue investimento de reposição de investimento de expansão.
R: O investimento de expansão é permitir aumentar a capacidade produtiva e o investimento de reposição é investir na máquina para que esta tenha um desempenho semelhante ao que tinha quando foi comprada.
11. Define investimento líquido.
R: Investimento líquido é ao investimento bruto retirarmos as amortizações.
12. Justifica a variação de existências como componente do investimento.
R: A variação de existências pode significar investimento ou desinvestimento, isto é, se a diferença for positiva (quando a quantidade de existências finais é superior à quantidade de existências iniciais) há um investimento nos produtos, mas se a diferença for negativa ( quando a quantidade de existências finais é inferior à quantidade de existências iniciais) então está a ocorrer um desinvestimento em produtos, por exemplo os produtos sazonais que durante o ano são produzidos, acumulando os produtos para se vender na altura.
13. Justifica uma elevada taxa de poupança e um elevado volume de investimento como elementos do mesmo “ciclo virtuoso”.
R: A poupança leva à formação de capital, porque a oferta será maior e com isso permite que hajam despesas de investimento, logo haverá maior formação de capital, mais bens serão produzidos e com isso maior rendimento haverá para distribuir, em salários, rendas, juros e lucros que permitirá por um lado o consumo e por outro a poupança, voltado outra vez ao mesmo, designando-se assim um ciclo que neste caso é virtuoso, porque a poupança leva à formação do capital, algo indispensável ao crescimento e desenvolvimento das economias.

14. Entre os vários tipos de investimento, identifica o que mais contribui para:
a) o crescimento da economia;
R: Investimento material
b) a inovação;
R:Investimento imaterial
c) a especulação.
R:Investimento financeiro

Comentários

Mensagens populares