Lei de Engel


1. Calcula o orçamento de cada uma das famílias.
NOTA: Utiliza o ficheiro do Excel, e no final posta uma imagem personalizada no blogue com a Tabela das questões 1. e 2., e o Gráfico da questão 3..

2.Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa.
                                                                   


3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa.



4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel.
R:A Lei de Engel verifica que quanto maior for o rendimento de uma família, o coeficiente orçamental da cultura, lazer e gastos diversos aumentará percentualmente o coeficiente orçamental da alimentação irá decrescer percentualmente. Neste caso, por exemplo, a família Damásio gasta 2800 euros, que equivale a 35% da despesa total em lazer, cultura e gastos diversos e gasta apenas 1200 euros, que equivale a 15% em alimentação e bebidas.

5. Comenta o elevado valor das subscrições de telemóveis em Portugal relativamente a outros países.
R: Devido ao subdesenvolvimento de Portugal, existe um elevado valor de subscrições de telemóveis, pois Portugal não tem uma rede de telemóveis fixos muito densa, usando-se mais telemóveis, como por exemplo os smartphones. Os telemóveis atualmente trabalham como um computador, podemos fazer qualquer coisa usando-o, por isso, a utilidade dos telefones fixos, diminuio bastante. 

6.  Comenta o elevado número de automóveis em Portugal relativamente a outros países da União Europeia. 
R: Devido ao subdesenvolvimento de Portugal, temos menos transportes públicos e os que temos não são muito eficazes. Por exemplo, em Portugal, os metros não vão até ás zonas suburbanas, vão somente ao centro das cidades, necessitando de um automóvel, para nos mobilizarmos até a essas zonas suburbanas. Não só, os transportes públicos a partir de uma certa hora já não estão em serviço, o que se quisermos ir a algum lado a essas horas não podemos nos deslocar nesses transportes. Portanto o automóvel é uma forma mais rápida e autónoma de deslocamento.

7.




R: Analisando o gráfico, podemos verificar a Lei de Engel, quanto maior for o rendimento de uma família, o coeficiente orçamental da cultura, lazer e gastos diversos aumentará percentualmente o coeficiente orçamental da alimentação irá decrescer percentualmente. Neste caso, por exemplo a família com o maior rendimento, que tem uma despesa média por agregado de 42.188 euros, gasta 12.3% em hotéis, restaurantes, cafés e similares e gasta 10% em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, enquanto que a família cujo o rendimento é mais baixo, que tem uma despesa média por agregado de 6.417 euros, gasta 18.4% em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e 7.3% em hotéis, restaurantes, cafés e similares.



8.Refere como o consumo varia com os seguintes factores extra-económicos:
a) Estrutura etária dos agregados familiares;
b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
c) Moda;
d) Publicidade;
e) Cultura.

a) O consumo varia relativamente á estrutura etária dos agregados familiares, pois os jovens gostam de marcar a sua presença relativamente aos mais velhos, os mais jovens compram roupa com mais frequência, ás vezes até roupas de marca, compram viagens, portanto em lazer, compram fraldas para os filhos, por exemplo e os idosos preocupam-se mais a comprar fraldas para eles, medicamentos ou tratamentos.

b) Cada estilo de vida tem o seu custo, uns mais caros e outros menos. Por exemplo, uma pessoa que come frequentemente fast-food, gasta mais dinheiro do que pessoas que fazem a sua própria comida, pois tudo o que é pré-fabricado torna-se mais caro. Temos o exemplo do Mcdonald's se eu comprar um hamburguer pago, por exemplo, 5 euros, mas eu com o mesmo dinheiro podia ter comprado 1kg de carne, saindo assim mais barato. Cada estilo de vida tens os seus custos.

c) A moda mexe com a sociedade, as pessoas consumem a moda pelo status, para serem populares conferido a elas por um determinado produto ou marca. Por isso, como todos sabemos cada tipo de roupa e marca tem o seu valor e por exemplo, a adidas como está na moda, os seu produtos são mais caros, por exemplo se eu quiser comprar um fato de treino da adidas sai muito mais caro do que se eu for à primark, havendo um consumo diferente.

d)A publicidade dão o conhecimento dos produtos existentes e informação sobre a sua qualidade, ajudando-o a escolher, mas também cria ao consumidor a motivações desajustadas das necessidades efetivas do indivíduo.

e) A cultura, até pela influência que tem no modo de vida das populações, é também um importante fator condicionante do consumo. Por exemplo, existem culturas que não deixam que as mulheres mostrem a pele, tendo elas que utilizar burkas, portanto o consumo de burkas nessa cultura é bastante elevado. Cada cultura é diferente e por isso o consumo, seja de vestuário, alimentação, entre outros é bastante diferente.

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