Repartição funcional dos rendimentos - continuação

5. Organizaram-se os países da União Europeia em dois grupos contrastantes em termos dos ratings da dívida soberana:
  • Grupo Resgatados
    Portugal (ainda lixo para a Moody's)
    Itália (ainda lixo para a Moody's)
    Grécia (lixo para qualquer agência de rating)
    Espanha (recentemente era lixo)
  • Grupo AAA ou quase
    Alemanha
    Suécia (Sweden)
    França
    Reino Unido
a) Indica a percentagem do PIB que cabe ao trabalho em cada país, utilizando os valores que se observam no Gráfico interactivo em 2016. 
R: Em Portugal é de 44,4%, de Itália é 39,8%, da Grécia é de 33,6%, da Espanha é de 47,3%, da Alemanha é de 51,1%, da Suécia é de 47%, da França é de 52,3% e do Reino Unido é de 49,5%.
b) Relaciona a repartição funcional do rendimento com o desenvolvimento dos países.
R: A repartição funcional do rendimento é mais desigual nos países resgatados do que nos países do grupo AAA ou quase, que apresentam percentagens a cima do 50% ou muito próximo do 50%, o que significa que como os rendimentos estão melhor distribuídos assim a economia do país é mais dinâmica, pois as famílias terão rendimentos superiores possibilitando estes a comprar mais bens, incentivando assim uma maior produção. Assim, o país desenvolve-se. Logo, os países desenvolvidos são aqueles que têm os rendimentos melhor distribuídos, podendo assim dizer que os países resgatados são menos desenvolvidos que os do grupo AAA.

6. Constrói com os valores disponíveis no (Quadro A.1.3.4.1 - PIB a preços de mercado na ótica do rendimento (preços correntes; anual), INE), um gráfico que mostre a evolução da percentagem das remunerações relativamente ao PIB, ie., a repartição funcional do rendimento actualizando este.




a) Comenta a tendência que observas na repartição funcional do rendimento no período em análise.
Em termos gerais o trabalho tem cada vez uma parcela menor e uma repartição mais desigual, isto deve-se ao facto de que no mercado e em muitas áreas o trabalho está a ser substituído por capital, por exemplo no hipermercado há cada vez mais máquinas self-service necessitando de menos pessoas para a caixa. Outra razão pode ser que as pessoas que possuem rendimentos mais elevados fugirem aos impostos sendo só os trabalhadores que possuem rendimentos mais baixos a pagá-los. Atualmente há cada vez mais trabalho precário do que o efetivo, sendo os trabalhos precários que têm remunerações mais baixas que os outros.

b) Verifica a possibilidade de em 2009, a subida da percentagem do PIB afecta ao trabalho derivar da queda do PIB.
Ao relacionar a remuneração do trabalho com o PIB, a subida e a queda do PIB tem uma grande influência na remuneração, pois quando  a % do PIB cai, a remuneração apesar de manter os seu nível constante em relação ao PIB terá tem um peso maior. Assim, como o PIB caiu de 178.872.582 euros em 2008 para 175.448.190 euros em 2009 o rendimento teve então um maior peso e com isso % da remuneração pelo PIB aumentou.  

Comentários

Mensagens populares