Repartição funcional dos rendimentos

1. Explicita o conceito de repartição primária dos rendimentos.
R: repartição primária dos rendimentos corresponde aquilo que se paga pelos factores produtivos (trabalho e capital) ignorando a actividade do Estado. O trabalho que é constituído pelos trabalhadores que irão ter um papel na produção receberão como remuneração os salários. O capital que também terá um papel muito importante no processo produtivo, os seus custos como as rendas, juros e lucros serão a remuneração dos proprietários, empresários e dos capitalistas respetivamente.  

2. Apresenta os cálculos efectuados para obter o salário mínimo geral mensalizado em 2018.
R: Salário mínimo (mensal)= 580,0 euros
Salário mínimo geral (anual) = 580* 14 ( 12 meses de salário mínimo + subsídio de natal + subsídio de férias) = 8120 euros
Salário mínimo mensalizado = 8120 : 12 = 676,7 euros

3. Refere o rendimento primário:
a) Mais comum; 
 R: O salário é o rendimento primário mais comum, porque a população é constituída maioritariamente por trabalhadores que recebem como remuneração do trabalho que efetuam o salário.  

b) Que cabe aos proprietários;
R: O rendimento primário que cabe aos proprietários são as rendas, pois os proprietários seja de terras, armazéns, instalações para fábricas ao arrendar-las a quem necessita, recebendo pelo serviço prestado uma remuneração que é a renda.

c) Associado aos empréstimos;
R: O capitalista ao possuir recursos financeiro pode cedê-los e assim receber uma determinada importância por esse serviço prestado, os juros.

d) Mais incerto.
 R: O lucro é a remuneração do empresário que tem o papel de organizar a produção. Para se produzir algo é necessário matéria-prima, trabalho e capital, tudo isso tem custos que o empresário terá que suportar. Para suportá-los tem que ter meios que provêm das vendas, normalmente. A diferença entre essas vendas e os custos será o lucro. Apesar de certos custos serem fixos como os salários dos trabalhadores (remuneração do trabalho), os juros  e as rendas (remunerações do capital), as vendas são incertas. Assim, apesar de ser necessário saber o preço do bem no mercado antes de o produzir, o empresário só sabe se teve lucro ou não no final, pois por vezes o preço do bem que se produziu pode aumentar no mercado de uma forma inesperada e assim o lucro é maior ou vice-versa, pode haver uma diminuição do preço e assim o prejuízo pode ser maior que o lucro. 

4. Calcula o juro resultante de uma aplicação de 500€ durante 5 anos, à taxa de juro (TANB) de 4%, pagando IRS à taxa de 28%.
NOTA: Apresenta os respectivos cálculos e a imagem obtida no Portal do Cliente Bancário

Juros = 500 x 0,04 x 5 = 100 euros 
 100 x 0,28= 28% euros 
Juro líquido = 100 - 28 = 72 euros



Comentários

Mensagens populares