A actividade produtiva e a formação dos rendimentos

1. Refere duas medidas políticas propostas pelo RDH2015 tendo em vista a redução das desigualdades de oportunidades
R: Duas medidas políticas podem ser a formulação e implementação de estratégias de crescimento em prol das populações pobres e a prestação de apoio complementar.

2. Partindo da definição do rácio S80/S20 explica qual seria o seu valor numa sociedade igualitária.
R: Numa sociedade igualitária o rácio S80/S20 seria igual a 1(significando assim que um salário máximo corresponde a 1 salário mínimo), pois para o calcular divide-se o valor dos rendimentos dos 20% mais ricos pelos 20% mais pobres.

3. Observando o rácio S80/S20 nos países da União Europeia, relaciona a equidade na repartição do rendimento com desenvolvimento.
R: Quanto maior for a equidade na repartição do rendimento, por consequência maior será o nível de desenvolvimento do país, pois a economia será mais dinâmica, ou seja, os mais carenciados ao receberem maiores rendimentos conseguirão comprar mais produtos produzidos pelas empresas, fazendo assim estas produzir em maior quantidade.

4. Distingue rendimento de riqueza.
R: O rendimento ao contrário da riqueza é um fluxo, pois mede-se em função do tempo, ou seja, todos os meses trabalhamos e por isso recebemos dinheiro; enquanto a riqueza é apenas um stock, é o que se conseguir guardar ao longo do tempo.

5. Distingue riqueza de capital. 
R: A riqueza é apenas um stock, enquanto que o capital é a riqueza aplicada no processo produtivo de forma a gerar mais riqueza.

6. Distingue rendimento de transferência. 
R: O rendimento corresponde ao dinheiro recebido como remuneração dos factores produtivos, enquanto as transferências são movimentos pecuniários desligados da produção.

7. Relaciona valor acrescentado com rendimento. 
R: O valor acrescentado é a diferença entre o valor dos outputs com os inputs, este valor vai servir para pagar a remuneração dos fatores que participaram na produção.

8. Explica como necessariamente, do desenvolvimento do processo produtivo/actividade produtiva resulta a repartição primária dos rendimentos.
R: Para poder usufruir dos fatores produtivos (capital, trabalho) é necessário a remuneração destes.

9. Além das disparidades salariais, refere outro factor que contribui para uma repartição do rendimento injusta.
R: Há pessoas que possuem rendimentos somente do trabalho, enquanto que outras têm rendimentos do capital e do trabalho.

10. Explica as disparidades salariais em resultado dos seguintes factores:
a) Qualificações profissionais; Uma pessoa mais qualificada perdeu mais tempo a especializar-se, podendo assim ocupar cargos que outros não podem, merecendo assim uma maior remuneração.
b) Anos de experiência; Uma pessoa com mais anos de experiência têm necessariamente mais qualificações e já sabe fazer o seu trabalho mais rápido e melhor, podendo assim exigir uma maior quantia.
c) Diferencial de compensação (poder de atracção das profissões); Se por exemplo alguém tiver um trabalho mais perigoso como um lavador de janelas num grande hotel irá receber mais do que por exemplo um porteiro, devido ao risco que corre.
d) Segmentação de mercados em grupos não concorrentes. Um prof. de mat. não pode fazer concorrência com um prof. de economia, logo o trabalho é mais escasso tornando-o mais caro.

Comentários

Mensagens populares