Estruturas de Mercado

A concorrência entre poucas empresas designa-se oligopólio. O caso particular de existirem apenas dois produtores designa-se de duopólio. Monopólio se existir um único produtor.

1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.
R: Na concorrência pura é caracterizada por ser um tipo de concorrência de empresas de pequenas dimensões, onde estas vendem produtos semelhantes ao mesmo preço, não têm qualquer domínio no preço do bem e tem um comportamento de ajustamento da quantidade. Tal  como os produtos, existem bastantes empresas deste tipo. O monopólio é um tipo de mercado, onde o produtor é o único no mercado, isto é o número de empresas a vender este bem é única e exclusivamente uma. Assim, não tem o problema que a concorrência perfeita apresenta, que a impossibilidade de dominar o preço, neste mercado, o produtor como sendo o único, pode vender os seus produtos ao preço que quiser, tem total domínio no preço dos bens, tendo assim um comportamento monopolístico.

2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.
R; 1ª hipótese- As empresas podem vender um produto padronizado (homogéneo ou indiferenciado);
2ª hipótese - As empresas são aceitantes de preço, isto é, nenhuma empresa tem o poder de alterar o preço. Designa-se por atomicidade o facto de qualquer delas ser muito pequena relativamente ao conjunto; 
3ª hipótese - Os fatores de produção são variáveis a longo prazo;
4ª hipótese - As empresas e os consumidores têm informação perfeita.


3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.
R:
1ª hipótese - Na realidade os produtos não são homogéneas e sim diferenciados, por exemplo, para quem é apreciador de cerveja, a super bock é diferente da sagres.
2ª hipótese - Não é preciso necessariamente que sejam muitas empresas, podem até ser apenas duas, mas estas podem ter que aceitar um determinado preço pensando já nas empresas que poderão entrar no mercado.
3ª : Não são tão variáveis, porque por exemplo, na Alemanha sei que os empregos são melhor remunerados, mas não vou para a Alemanha, porque tenho em Portugal a minha família, a língua é diferente, os costumes também. Assim, não é tão fácil assim mudar de emprego.
4ª: É impossível, num mundo tão complexo sabermos toda a informação dos produtos e respetivos preços existentes, logo, as empresas e os consumidores não têm informação perfeita.

4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.
R: A curva A representa a concorrência perfeita, porque nesta forma de mercado compramos um bem a um preço, podendo comprar todo o mesmo tipo de bens ao mesmo preço, pois esta concorrência é aceitante de preço, assim a procura dos consumidores manter-se-á constante. mudando apenas se houver alteração do preço, por exemplo, se o produtor vender a um preço mais elevado, que provocará uma descida na procura, pois os consumidores sabem que existem outros produtores que produzem o mesmo tipo de bem a preços mais baixos.
A curva B representa a concorrência monopolista, onde os produtores vendem produtos diferenciados dos restantes mercados, logo mesmo que aumentem os preços dos bens, embora a procura seja um pouco menor, continuara sempre a existir. Assim, quanto mais diferenciado o produto for dos restantes do mercado, menor é a elasticidade da curva da procura, traduzindo-se graficamente com uma maior inclinação.

Comentários

Mensagens populares