Elasticidade da procura

1. “Qualquer variação da curva da oferta tem efeitos muito diversos que dependem da inclinação da curva da procura.”
Observando as Figuras 10.1 I e II, a primeira com uma procura elástica, a segunda com uma procura rígida, verifica em qual das situações os consumidores se adaptariam melhor à redução da oferta. Justifica.
R: A elástica, porque os consumidores podem deixar de consumir o bem que tem o preço mais elevado e passar a consumir outro mais acessível, enquanto que na procura rígida os consumidores não conseguem se adaptar bem, não conseguindo substitui-lo tendo que continuar a consumi-lo. ex:água

2. Observa as Figuras 10.2. I e II. Explica porque razão será enganador abordar a questão das elasticidades a partir da representação gráfica das curvas.
R: É enganador porque a escala é diferente.

3. Explica porque razão a sensibilidade da oferta e da procura a variações de preços não se deve medir com valores numéricos absolutos, sendo mais elucidativo saber as percentagens de variação dos preços dos vários artigos.
R: Porque com valores numéricos absolutos baixar um valor x pode não representar nada no que toca a bens com preços mais altos em comparação com os bens que têm preços mais baixos. Enquanto que se soubermos a variação dos preços em percentagem, se estes diminuírem uma percentagem x, essa descida ficaria mais "justa" para todos os bens que sofreram essa descida.

4. Apresenta a definição formal de elasticidade procura-preço.
R: A elasticidade procura-preço relaciona a variação da quantidade procurada de um bem com a respetiva variação dos preços.

5. Justifique o valor negativo da elasticidade procura-preço recordando a relação da curva da procura.
R: O valor negativo da elasticidade procura-preço está relacionado com a curva da procura pois, como o declive é decrescente, isto é, quando o preço aumenta a quantidade diminui, logo os sinais são sempre contrários, um é + e outro é -, fazendo com que o valor fique negativo.

6. Se os preços subirem, qual será o seu impacto sobre a procura no caso de a elasticidade procura-preço ser:
a) Perfeitamente rígida (e=0);
R:Não varia, é constante.
b) Rígida (0 < e < 1);
R: O volume da procura varia, mas em percentagem menor que o preço.
c) Unitária (e=1);
R: O volume da procura varia em percentagem igual ao preço.

d) Elástica (1 < e < infinito);
R: O volume varia em percentagem superior ao preço.

e) Perfeitamente elástica (e=infinito).
R:Os compradores vão comprar todos os produtos que apareçam no mercado a um certo. No entanto, se o preço subir ligeiramente deixam de o comprar. 

7. Classifica a elasticidade procura-preço de curvas da procura com a configuração de uma:
a) recta vertical;
R: Procura perfeitamente rigída
b) recta horizontal;
R: Procura perfeitamente elástica
c) hipérbole.
R: Procura unitária.
8. Que interesse terá para uma empresa monopolista conhecer a elasticidade procura-preço do seu mercado?

9. Distinga bens de luxo de artigos de primeira necessidade recorrendo à elasticidade procura-preço.

10. Define elasticidade procura-rendimento.
R: Relação entre a variação da quantidade procurada se um bemcom a variação do rendimento dos compradores.

11. Distingue bens normais de bens inferiores utilizando a elasticidade procura-rendimento.
R: Bens normais são bens que quando o rendimento dos consumidores aumenta, a procura por esses bens aumenta.
12. Interpreta o significado de a elasticidade procura-rendimento ser maior que zero e menor que um. 

13. Apresenta a definição de elasticidade cruzada.
R: Relação entre a variação da quantidade procurada de um bem X com a variação do preço do outro bem Y.
14. Recorrendo à elasticidade cruzada, caracteriza:
a) bens substitutos (sucedâneos);
R: Se aumentar o preço de um bem, por exemplo o fiambre, irá aumentar a procura do bem substituto, por exemplo queijo.
b) bens complementares;
R: Se aumentar o preço de um bem , por exemplo gasóleo, a procura do bem que complementa esse bem, por exemplo o carro, irá diminuir.
c) bens independentes.
R: É indiferente ao preço dos outros bens, por exemplo, se aumentar o preço das laranjas não vai fazer com que a procura da farinha aumente.

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