Teoria elementar da procura

1. Distingue volume da procura de quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida.
R: Volume da procura é a quantidade de bens desejada pelo consumidor a cada preço do bem, onde o consumidor  compra ou não comprar o bem, enquanto que a quantidade adquirida é a quantidade real de bens que foram comprados pelo consumidor.

2. “O volume da procura é um fluxo”. Explicita o significado desta afirmação.
R: O volume da procura não se ocupa por compras isoladas, compras únicas, mas sim um conjunto de compras contínuas que se vão fazendo ao longo do tempo, sendo essas compras que são estudadas, onde conseguimos analisar se a procura desses bens aumentou ou diminuiu. Assim, um volume de compras é um fluxo, porque as pessoas compram um bem por unidade de tempo, exprime-se num período de tempo.

3. Indica as variáveis de que depende o volume da procura, explicitadas por Lipsey na função da procura. 
R: As variáveis são o preço do bem, o rendimento das famílias, o preço dos outros bens (sucedâneos ou complementares), os gostos e a moda, a cultura, a idade, a tradição e o género.

4. Explica por que razão o volume da procura varia inversamente com o preço do bem.
R: O volume da procura varia inversamente com o preço do bem quando o preço aumenta. Quando o preço aumenta, os consumidores não vão querer consumi-los.
O volume da procura (o desejo das pessoas por um determinado bem) aumenta com a diminuição do preço do bem, porque como é de expectar todos nós queremos sempre preços mais baixos e gastar o mínimo de dinheiro. Assim, quando o preço do bem aumenta, a procura por esse bem diminui, pois os consumidores irão procurar um bem sucedâneo (que realize a mesma função) para o substituir. Assim, o preço é uma variável muito significativa para a procura ou não dos consumidores por um bem.

5. Explica como se chega à curva da procura a partir da função procura.
R:Para fazer a curva da procura a partir da função da procura, temos de manter todas as variáveis constantes, menos aquela que queremos relacionar com a procura. Por exemplo, quero relacionar o preço com a procura, então eu vou manter todas as outras variáveis constantes e variamos o preço para relacioná-lo com a procura.

6. Interpreta a inclinação descendente da curva da procura.
R: A curva da procura mostra a quantidade desejada pelos consumidores a cada preço, não a realmente transacionada, assim quando a curva é descendente quer dizer que a procura aumentou pelo preço do bem ter diminuido.

7. Descreve o efeito ilustrado na curva da procura agregada (AD), quando se passou do ponto (P1, Y1) para (P2, Y2).
R: A procura individual é a procura de um indivíduo por um bem, enquanto que a procura agregada representa a quantidade de bens e serviços procurados no mercado pela totalidade dos consumidores.  Quando se passa do ponto (P1, Y1) para (P2, Y2), verifica-se que o preço está a diminuir e com isso a quantidade procurada por todos os consumidores está a aumentar.


8. Identifica a situação e descreve um possível efeito ilustrado em cada uma três imagens abaixo.

 
1. Aumento da procura- A procura aumenta, pois os consumidores desejam mais esse bem e como consequência o preço desse bem aumenta, aumentando assim os rendimentos.

2. Variação da procura - quando o preço de um bem diminui a quantidade desejada irá ser maior.  

3. Diminuição da procura - A quantidade procurada está a diminuir devido a por exemplo o rendimento dos consumidores, à mudança de gostos desfavoráveis ao bem, aumento do preço de um bem complementar, ou a diminuição do preço de um bem sucedâneo.

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