Conceito e funções da moeda

1. Apresenta um conceito de moeda.
R: A moeda é uma unidade de troca, aceite e disponível a todos. Esta unidade estabelece um valor comum entre as coisas e é utilizada como intermediário nas trocas.
2. Explicita as funções da moeda apresentando exemplos.
R: A moeda tem como função:

  • Meio de pagamento - A moeda como é aceite e utilizada por todos serve para fazer trocas, isto é, trocar um bem por moedas, trocar moedas por um bem e para dirimir a dívida. Se não fosse a moeda teríamos de andar com todas as mercadorias que queríamos trocar. Exemplo: Se eu quiser comprar roupa eu tenho que dar dinheiro em troca da roupa. 
  • Unidade de cálculo/ conta, -  a moeda é a unidade que mede o preço dos bens. Portanto sabendo o preço de um certo bem, sabemos o preço de x bens iguais, para saber o valor de uma determinada quantidade de bens é só multiplicar o preço do bem pela quantidade que queremos. Exemplo: Um sumo de laranja custa 0,90 euros, então eu sei que 4 sumos de laranja são 4*0,90 = 3,60 euros.  
  • Reserva de valor, isto é podemos guardar a moeda e utilizá-la futuramente, sem esta perder o valor.  Exemplo: Eu posso receber uma nota de 5 euros e não querer utilizá-la hoje e guardá-la, mas se quando me apetecer usá-la não haverá nenhum problema, porque o seu valor continua a ser o mesmo. O problema da reserva de valor é que se guardarmos a moeda durante um longo período os preços podem aumentar e a moeda que nós guardámos perderá o seu valor. A inflação prejudicará esta função de reserva de valor. Exemplo: Se guardarmos 10 cêntimos durante uns anos, por exemplo dois a três anos, o mais provável é não conseguir comprar uma pastilha com eles.

Comentários

Mensagens populares