Combinação dos factores de produção

1. Completa a tabela e interpreta a linha correspondente a Q=4.





R: A quantidade ótima é 4 unidades, porque apresenta o menor custo unitário, sendo que antes da quantidade 4 o custo marginal é menor que o médio, logo a quantidade aumenta mais que o custo (economias de escala). A partir da quantidade 4 apresenta-se as deseconomias de escala, pois o custo marginal apresentou um número superior ao do custo unitário, isto significa que os custos são superiores à quantidade.

2. Representa graficamente CT=CF+CV. Justifica a configuração das curvas.


R: Como o gráfico representa, a curva do custo total aumentou, porque como o custo fixo (custos que não variam com a produção), são constantes, com o aumento do custo variável, somando os dois o custo total aumenta.
3. Representa graficamente a relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios (CFM, CVM e CTM). Justifica a configuração das curvas. 

























R: O custo fixo diminui, porque o custo fixo manteve-se e a quantidade aumentou, enquanto que o custo variável médio e o custo total médio que apresentado uma diminuição, a partir da quantidade ótima aumentaram, este aumento de deve-se a que ao facto dos custos terem começado a aumentar (deseconomias de escala). O custo marginal também aumentou acentuadamente e num ritmo mais acelarado, a partir da quantidade ótima.

4. Indica a combinação óptima de factores correspondente aos salários de 5 ao custo da capital de 5,5 na tabela que ficou incompleta na segunda imagem deste post
R: A combinação ótima é C, porque os custos são menores.
5. Relaciona as economias de escala com a concentração que se verifica em muitos ramos da actividade económica: banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, etc.
R: As empresas com uma maior produção têm menores  custos unitários e com isto os rendimentos crescentes, logo verificam uma economia de escala, provocando a fusão das empresas e com isso a concentração. Por exemplo nos bancos, quanto menos bancos existirem e se estes forem grandes quer dizer que houve uma fusão e com isso a diminuição dos custos. Em portugal, como um país pequeno e com poucas empresas, seja de automóveis, combustível, a banca, entre outros, a concentração destas empreasas será maior, porque juntos são "mais fortes".

6. “Se as escolas forem muito grandes, as pessoas deixam de conhecer-se e o anonimato contribui para o aumento da indisciplina”.
6.1. Comenta utilizando o conceito apropriado.
R: Este problema pode originar, problemas à escola e com isso os custos vão aumentar e a produtividade, o rendimento, vai diminuir (maior quantidade, maiores custos), originando as "deseconomias de escala".
6.2. Refere outros factores, como (a) a lotação das salas, (b) a dificuldade em conseguir melhores horários, (c) o distanciamento da direcção relativamente a alunos, professores e pais.
R: Necessidade de gastar em mais construções, por exemplo construir mais casas de banho, mais salas, alargar o refeitório; Contratar mais professores.
6.3. Aponta alguns factores que possam justificar as deseconomias de escala nas empresas.
R: Contratar mais trabalhadores, quando se tem pouca quantidade de capital, matérias primas; quando as empresas se tornam grandes, vão ter mais custos em markting, em capital, tecnologias, mais trabalhadores.







II

Partindo de uma leitura de Alfred Marshallapresenta três argumentos que justifiquem a concentração empresarial partindo das economias de escala.
SUGESTÕES DE LEITURA: Economias de escala e tendência para a fusão, Larga escala e rentabilização de maquinaria, Larga escala e economia de competências, Larga escala e atracção de trabalhadores excepcionais, Larga escala e homens de confiança.



R: As empresas decidem-se concentrar, porque os custos diminuirão, sendo empresas grandes, os custos  que já eram poucos e com a fusão diminuirão mais, porque vão poupar em diversas coisas, como  nos transportes, no trabalho, pode oferecer ao consumidor a conveniência de ter um grande “stock” e comprar grandes quantidades e com um preço mais reduzido.







Comentários

Mensagens populares