Causas e tipos de desemprego

1. Indica as três categorias profissionais com maior volume de desempregados, em 2016:

a) Homens; R: Operários, artífices e trabalhadores similares, Pessoal dos serviços e vendedores, Trabalhadores não qualificados.
b) Mulheres
R: Pessoal dos serviços e vendedores, Trabalhadores não qualificados, Pessoal administrativo e similares, Pessoal administrativo e similares.

2. Constrói e comenta um gráfico representando a evolução das taxas de desemprego em Portugal, de 1983 até hoje, segundo o género
R: A taxa de desemprego em Portugal tem aumentado bastante, apesar de ter registado algumas irregularidades, apresentando um crescimento acentuado de 2008 até 2013

3. Relaciona a mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa com a globalização das economias.
R: Com a globalização das economias, Portugal foi obrigado a abandonar algumas atividades e produtos com baixo valor, porque temos outros países como a China e a Índia que têm preços muito mais baratos devido aos salários serem bastante baixos e como não podemos baixar mais os nossos salários, é impossível competir com estes países, por isso Portugal tem que investir em atividades com um valor acrescentado, mais tecnológico.



4. Explica um dos conceitos de desemprego apresentados acima, referindo porque este deverá preocupar os jovens. R: Desemprego tecnológico que resulta do avanço da tecnologia, preocupa os jovens porque com a automatização e a informatização que se utilizam máquinas e o computador para realizar atividades dos humanos, não é necessária tanta mão de obra, logo mais jovens vão para o desemprego.

5. Calcula e interpreta a taxa de desemprego, utilizando dados referentes ao 3º Trimestre de 2012.

r: 9016,6-(4656,3+3489,4)= 870,9 
870,9/8145,7*100=10,7%

6. Consultando o Livro Verde para a Sociedade da Informaçãorefere:
a) os objectivos da Escola;

r:É preciso também que a comunidade olhe para a Educação como algo pertinente em relação às situações da vida real e correspondendo às suas necessidades e aspirações. Há que ter em conta as necessárias adaptações do sistema de ensino à comunidade, no que se refere a programas, conteúdos, formação de professores e recursos. Devem ser encorajadas as iniciativas locais, num processo de descentralização, no sentido de se aperfeiçoarem competências de gestão e conhecimentos técnicos. É necessário encontrar formas de parceria entre agentes da comunidade e agentes educativos.
b) os pilares do conhecimento;
r:
c) a formação ao longo da vida

7. Refere a contribuição dos seguintes aspectos para o nível de desemprego:
- banalização da compra de produtos chineses;

R: Quando compramos um bem chinês, estamos a contribuir para o aumento do desemprego, porque o dinheiro não vai para
- actividades em self-service;

R: O trabalho que era feito por alguém que era remonerada por isso, agora somos nós que fazemos isso, logo se fazemos o trabalho de pessoas que têm essa função estamos a contribuir para o aumento do desemprego.

Por exemplo, a criação das caixas de multibanco, na lavagem de carros.
- automação/automatização;
R: As máquinas fazem o trabalho da mão de obra de pessoas.
- informatização;

R:o TRABALHO ADMINISTRATIVO É FEITO PELOS COMPUTADORES, o computador liga-se em rede com outros e facilita o trabalho. A aplicação dos computadores com o trabalho administrativo, que era feito em papel e agora é registado tudo em computador.
- globalização e integração económica.

R: Nós temos mais acesso a outros produtos
Quando uma empresa pensa em produzir e vender o seu produto pensa em vendê-la á escala mundial, com o desenvolvimento dos transportes fez com que fosse mais facil tranportar os produtos para qualquer zona do mundo.
Como as economias estão interligadas as escolhas são feitas em escala global, tendo em conta as taxas dos outros países, etc.

Comentários

Mensagens populares