1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.
R: A diferença entre a Produtividade do trabalho e a Produtividade Total dos Fatores é que a Produção do Trabalho relaciona o número de trabalhadores e as horas trabalhadas com a produção total, enquanto que na Produção Total dos Fatores relaciona o conjunto dos fatores produtivos (trabalho e capital) com a produção total.

2. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho na economia portuguesa comparativamente aos restantes países da União Europeia. 
Sugestão: Compara (a) Portugal vs. Países Fundadores da UE e (b) Portugal vs. Países que entraram na UE após 2004. (Que países são?
a) Em relação ao ano 2016, Portugal registou uma produtividade muito baixa de 77,6 comparando com a Alemanha (105,5), França (114,5), Itália (106,7), Bélgica (129,2), Luxemburgo (164,4) e Países Baixos (111,8), isto deve-se a Portugal ser menos organizado economicamente, os nossos trabalhadores não são tão produtivos por produção, o trabalho destes é menos rentável que os trabalhadores dos restantes países, devido a serem menos organizados, menos empenhados e devido aos baixos níveis de habilitação da população, apesar de ter melhorado.
b) Em relação ao ano 2016, Portugal registou uma produtividade próxima e por vezes superior à produtividade dos países que entraram na UE após 2004, que foram a República Checa (80,6), Estónia (71,3), Chipre (83,7), Letónia (65,1), Lituânia (71,8), Hungria (68,2), Malta (92,9), Polónia (75,2), Eslováquia (81,8) e Eslovênia (81,9).

3. Como podemos melhorar a produtividade?
R: Podemos aumentar a produtividade ao manter a produção e diminuir o número de trabalhadores, que tinha como consequência o desemprego (custo social), não sendo a melhor maneira; ao aumentar a produção e diminuir o número de trabalhadores ou aumentar a produção mais que o número de trabalhadores sendo esta a forma mais eficaz porque diminui o desemprego e aumenta a produtividade.

4. Que factores determinam a produtividade?
R: Stock do capital, organização eficiente das empresas, equipamentos modernos (a economia cresce devido às economias de escala do progresso tecnológico, a especialização e formação dos trabalhadores.

5. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)
R: A produtividade em Portugal em 2016 é de s68,9, bastante inferior aos 5 países mais produtivos que apresentam valores entre 182 que é a produtividade de Luxemburgo e 132,1 nos países baixos que é o quinto mais produtivo, verificando uma grande discrepância entre os valores. Em relação aos 5 países onde a produtividade é menor, Portugal não se encontra muito distante, apresentando-se relativamente perto da produtividade da Estónia com 62,2 e mais distante do último país que é a Bulgaria com 32,9. Podemos então verificar que o valor de produtividade encontra-se mais perto do valor da produtividade dos países com menor, o que é assustador, estamos a 36 valores do páis com menor produtividade e a 113,1 valores do país com mais produtividade.
6. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100)Comenta.
SUGESTÃO: Além da média da UE, selecciona ainda dois países contrastantes, ie. um de elevada, outro de reduzida produtividade. 
R: Durante 1995 e 2016, relacionando 3 países, Aústria, Portugal e Eslováquia, é notório a grande produtividade do trabalho na Áustria, que ultrapassa brutalmente Portugal e a Eslováquia, registando um produtividade próxima de 120,0, sendo um valor em ultrapassa a média da União Europeia. Com uma menor produtividade, temos Portugal e a Eslováquia que tem aumentado, ao contrário de Portugal que tem quase mantido os seus valores, de 47,6 aumentou para 76,8, ultrapassando os valores de produtividade de Portugal desde 2007.

7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador. 
R: Quando um empresário decide contratar alguém, a produtividade marginal tem que ser superior ao salário, para render ao empresário. Isto é por exemplo, 

Comentários

Mensagens populares