Oniomania – Doença que atinge 1% da população

1.
R: Alguns dos fatores levam a um consumo impulsivo tais como: depressão, o facto das pessoas não estão bem consigo próprias e de terem a necessidade de preencher um "espaço vazio"; publicidade, que incentiva as pessoas a comprarem produtos desnecessários; querer vestir-se como os famosos; existência de grande variedade de produtos e centros comerciais.

2.
R: A oniomania é uma doença que faz com que as pessoas tenham um consumo impulsivo, ou seja, compram coisas que não necessitam só para se sentirem melhor, apesar de depois de fazerem a compra não se sentem mais satisfeitos, o que leva a consumirem ainda mais tornando-se um ciclo vicioso.

3.
R:No consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que tem curiosidade de experimentar devido à publicidade, à moda ou por ser um produto de marca, enquanto na omniomania pratica-se um consumo compulsivo, as pessoas compram compulsivamente coisas que não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar, ou seja, é quase como uma droga.

4.“Comprar coisas de que não se precisa faz parte do estatuto de ser mulher”. Comenta.
R: Não, pois as mulheres pensam muito bem antes de comprar, comparam preços e é são mais organizadas.

5.
R: As mulheres em maioria consomem mais vestuário, calçado, bijuteria e decoração enquanto os homens costumam consumir mais produtos eletrónicos, carros, etc.

6.
R: Quem costuma se endividar são os indivíduos da classe média que ganham por exemplo acima dos 3 mil euros, que adquirem determinadas despesas, porque querem um determinado estatuto, fazendo vários créditos, que vão pagando em juros, mas depois quando ficam desempregados querem continuar a ter o mesmo estatuto, mas não têm dinheiro para pagar os juros, endividando-se.

7.
R: A internet facilita um consumo irresponsável, pois alarga uma montra disponível cheia de produtos que muitas vezes não encontramos nas lojas físicas, um mundo portanto, o que faz com que com que tenhamos mais desejos de comprar. 

8.
R: Por outro lado, a Internet pode ser uma ótima ferramenta para uma atitude consumerista, pois conseguimos comparar preços, por exemplo existem blogs só com produtos baratos juntamente com as diferentes lojas onde os podemos adquirir e existem blogs com vários produtos e com os diversos preços, o que facilita bastante a comparar os preços.

9. 
R: Sim, porque se formos educados a poupar, se os pais controlarem o que o filho compra e estabelecerem-lhe limites o filho não terá atitudes consumistas.

Comentários

Mensagens populares