Consumerismo


1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7)
 R: Diversidade de produtos e serviços, faz com que a escolha dos produtos ou serviços seja mais complicada, pois existe uma maior diversidade de produtos, por exemplo quando eu quero comprar uma lâmpada, existem vários tipos de lâmpadas e uma pessoa que não tenha formação em lâmpadas não saberá o que comprar, pedindo a opinião dos amigos.
Diferentes preços, o que faz com que nós como consumidores tenhamos que fazer uma pesquisa mais aprofundada, procurando sempre o preço mais em conta. 

2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15) 
R: Distinguir as necessidades básicas dos desejos e necessidades supérfluas, consumir algo que não temos necessidade, não é um consumo sustentável e utilizar a informação disponível para a tomada de decisões de consumo mais selectivas e esclarecidas, portanto se nós tivermos mais conhecimentos de como o produto ou serviço funciona, facilita a escolha mais acertada. 

3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas. 
R: Tecnozóico é acreditar que a tecnologia tem respostas infinitas para resolver os problemas da crise ecológica,  por exemplo acreditar que é possível criar automóveis que não poluiem o ambiente, mas por outro lado temos o caminho ecozóico estabelece a relação com a natureza, reconhecendo que uma parte dela somos interdependentes, reduzir o impacto destrutivo, por exemplo, em relação aos carros, sabemos que não existem recursos suficiente para produzir um carro que não poluía. As tecnologias limpas preservam os recursos, diminuem os inerentes impactos ambientais e ao mesmo tempo garante os valores de produtividade desejados, essas tecnologias têm bastantes vantagens no que se trata ao ambiente, pois deixará de libertar tóxicos que causama poluição e assim o aumento do aquecimento global. 

4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras. 
R: Por exemplo, a omniomania, o consumo excessivo, consumo de além do que é necessário, só porque estão em depressão ou porque se sentem infeliz, sendo este um problema estudado pela psicologia e não pela economia. Outro exemplo, é o consumo para acompanhar os amigos, as tendências, muitas vezes as pessoas começam a fumar, porque os seus amigos também o fazem, para serem "fixes", integrar no grupo, sendo este um problema estudado pela sociologia. 

5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo. 
R: Uma atitude consumista fomenta um enorme consumo de bens, se só consumirmos o que é necessário e não consumirmos bens padronizados, não somos tão felizes. Mesmo que satisfaçamos as necessidades básicas, quando vemos por exemplo a nossa vizinha com coisas melhores que as nossas sentimos-nos infelizes.
6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos. 
R:Por exemplo, o direito á proteção jurídica, pois muitas vezes quando fazemos uma reclamação, demora muito tempo para a situação se resolver e o direito à informação para o consumo, muitas vezes não sabemos a informação do produto ou então temos livros de instruções em outras linguas.


7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica. 
R: Sim, os jovens transmitem às suas famílias os padrões de consumo sustentável, que lhes foi ensinado na escola. Por exemplo, as escolas ensinam-nos o que é, como se faz e de que forma a reciclagem é importante, tendo esses conhecimentos, podemos transmitir aos nossos pais essas práticas sustentáveis.
8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor
R: Reduzir, reutilizar, reciclar e repensa
9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica. 
R: O mais importante é ter valores, pois podemos saber as leis, mas se não tivemos educação em casa, que nos permite saber o que é correto e o que é correto, não nos servirá de muito.

Comentários

Mensagens populares