Problemas económicos fundamentais

  1. Refira aspectos do seu quotidiano relacionados com os problemas económicos.
R: Um problema económico relacionados com aspetos do nosso quotidiano pode ser, por exemplo, em relação á nossa alimentação ou quando queremos comprar bens materiais como roupa, entre outros; e não temos dinheiro suficiente para os comprar, estabelecendo prioridades. 
  1. Porquê estudar Economia?
R: A economia como ciência estuda os problemas económicos, explica os mecanismos económicos existentes na sociedade, no nosso dia a dia, e tenta solucioná-los. Portanto estudar Economia, fará com que conheçamos melhor o seu funcionamento, tornando-se vantajoso para nós. 
  1. Identifique o problema económico fundamental.
R: A sociedade tem necessidades ilimitadas tendo recursos produtivos limitados, o que faz com que os consumidores não possam comprar tudo o que querem e os produtores não conseguem produzir tudo o que desejam.
  1. Explicite, através de um exemplo, como a produção de um bem não é apenas um problema económico.
R: A produção de por exemplo trigo é um problema a nível económico, pois tem de ter em conta o que vai produzir (o produto mais desejado, sendo o mais lucrativo) e a quantidade de produção; a nível tecnológico, ou seja, tem que haver uma combinação entre o trabalho e o capital, que vai depender da abundância dos fatores produtivos e se o fator produtivo for mais barato, tem mais lucro; por exemplo na China na produção de arroz, o trabalho, os trabalhadores é mais abundante do que o capital, que são os tratores; a nível social onde o rendimento é distribuído pelas pessoas que participam no processo produtivo.

Comentários

Mensagens populares