Os Agentes Económicos

1. Explicita os aspectos fundamentais da actividade económica.
R: Os aspetos fundamentais são o consumo (utilização dos bens na satisfação das necessidades) a produção (transformação das matérias-primas em produtos acabados), a distribuição (deslocação física dos produtos do local de produção para o local de consumo. Engloba três actividades: o armazenamento, o transporte e o comércio, a repartição do rendimento (distribuição das remunerações pelos factores produtivos (trabalho e capital) utilizados na produção de um bem, sendo que no trabalho, os trabalhadores são remunerados através dos salários e no capital os proprietários dos imóveis cobram rendas, ao utilizarem os bens que não são deles, têm que pagar aos detentores de recursos financeiros os juros e se os empresários tiverem receitas superiores aos custos, obtêm lucros e a acumulação do capital, através do processo de investimento, as empresas aumentam a capacidade produtiva instalada. Este processo é indispensável para a economia poder satisfazer as necessidades sempre crescentes da população, produzindo maior volume de bens. 


2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais.Porquê? 
R: Porque quando se analisa a atividade económica interessa considerar o comportamento do conjunto de agentes que intervêm no processo produtivo, exercendo a mesma função com autonomia e que, como tal, apresentam um comportamento tipificado.


4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.
R: As Empresas (não financeiras) produzem bens e serviços não financeiros, comercializáveis, isto é, o preço superior ao custo e as receitas são provenientes da produção, vendidos. O Estado garante a satisfação das necessidades coletivas, presta serviços não comercializáveis, isto é, o preço é inferior ao custo e redistribui o rendimento, as receitas são provenientes de impostos e de outras contribuições.

5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.
R: É o lucro, porque só no final se conhece os benefícios e as receitas. 

Comentários

Mensagens populares