Custo de Oportunidade

1. Explicita o conceito de custo de oportunidade e refere alguns exemplos.
R: O custo de oportunidade de um bem consiste na alternativa que tem que ser sacrificada para se obter esse bem, como por exemplo quando queremos comprar um carro e uma casa, mas não temos dinheiro suficiente para comprar ambos, tendo assim que fazer uma escolha e  a que não escolhemos designa-se custo de oportunidade da alternativa que escolhemos.
2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde. 
R: Acabar o ensino secundário aos 17 anos é mais vantajoso, pois acabando a escola mais cedo temos a hipótese de fazermos uma formação mais aprofundada, tendo assim maior hipótese de obter um trabalho melhor remunerado, do que acabarmos o ensino secundário mais tarde o que como consequência nos dará um emprego menos remunerado, assim o dinheiro que se irá perder é o custo de oportunidade.

3. Compare o custo de oportunidade associado às aulas no ensino privado com as do ensino público obrigatório. 
R:  No ensino público ao contrário do ensino privado, não gastaremos dinheiro a pagar as propinas, ficando com mais dinheiro ao fim do mês, logo estudar no ensino público torna-se mais vantajoso economicamente.

4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.
4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.
R: Os pontos exteriores , como I são inatingiveis pois não existe recursos suficientes.
4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U
r: Pois há recursos suficientes, mas não são empregues.
5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas. 
R: É bastante difícil calcular o custo de oportunidade, pois quando se toma uma decisão, seja construir uma infraestrutura, ou mesmo uma decisão política, muitas vezes não se tem em conta todas as variáveis, muitas vezes só se vê os benefícios e não as desvantagens, sendo que por vezes existem mais desvantagens do que vantagens. Por exemplo os promotores da Cidade SONAE argumentam que o investimento de 125 milhões de euros criará mais 1.800 postos de trabalho, dinamizando a economia, mas vendo por outro prisma, esse projeto provocaria o aumento da poluição, o aumento do trânsito, a qualidade de vida dos residentes, etc. Portanto  a tarefa de calcular o  custo de oportunidade é bastante exigente quando pretendemos abarcar toda a complexidade dos problemas reais.

Comentários

Mensagens populares