A Economia como Ciência Social

1. Explica porque é que o estudo dos fenómenos económicos constitui uma abstração da realidade.

R: O estudo dos fenómenos económicos constitui uma abstração da realidade, pois como a realidade é bastante complexa, olhamos para a realidade de uma forma económica, estudando apenas os fenómenos económicos.

2. Justifica a multiplicidade de possíveis “soluções” para o mesmo “problema económico”.
R: Para cada "problema económico" podem existir várias "soluções", porque existem diversas escolas de pensamento diferentes, como por exemplo a monetarista e a keynesiana, onde cada uma tem uma explicação diferente para o mesmo "problema", pois revelam um conhecimento de múltiplas abordagens, o que ajuda a resolver o problema de uma forma mais completa. 

3. Distingue o objeto real do objeto científico da Economia.
R: O objeto real, como por exemplo o desemprego, é um problema social que se passa na realidade social e que é aplicado às ciências sociais e o objeto científico é por exemplo as leis económicas, que são estudadas em Economia, uma ciência social, para explicar o desemprego, então entende-se que o objeto científico serve para explicar o objeto real.

4. Justifica a interdisciplinaridade (mensagem anterior) como atitude metodológica, referindo a utilidade da Economia e de três outras ciências sociais para o estudo de um dos seguintes fenómenos: 
- desemprego;
- migrações;
- insucesso escolar;
- emancipação feminina;
- corrupção;
- desenvolvimento.

R: A interdisciplinaridade é uma atitude metodológica, pois usa o método de reunir as melhores explicações de todas as ciências sociais para perceber melhor o fenómeno na sua complexidade.


Desemprego:

Economia - permite saber a taxa de desemprego, pois indica o grau de desperdício dos recursos.


História - De que forma o desemprego evolui-o ao longo dos séculos e também permite conhecer as razões que levaram à existência do desemprego e as formas como ao longo dos anos resolviam esse problema.



Demografia - Estuda o modo como varia o desemprego de acordo com a densidade populacional, por exemplo, se existe mais desemprego em países desenvolvidos ou em desenvolvimento e se existe mais em zonas rurais ou urbanas.

Psicologia - Estuda o modo como as desempregados reagem à situação do desemprego e as razões que os levam a reagir assim.


Comentários

Mensagens populares