Rendimento disponível dos particulares - 2018

1. Distingue rendimento pessoal de rendimento pessoal disponível.
R: O rendimento pessoal engloba o total de receitas, isto é, o rendimento do trabalho (o salário), o rendimento da propriedade (rendas, juros e dividendos), as transferências do Estado (subsídios),  e as transferências do exterior (como as remessas de emigrantes) recebidas por um indivíduo, ou família durante um período de tempo, normalmente um ano.  O rendimento pessoal disponível corresponde ao rendimento pessoal menos os impostos e as contribuições. 

2. Distingue impostos directos de impostos indirectos.
R: Impostos diretos são aqueles que incidem sobre os rendimentos obtidos pelo contribuinte e sobre o património. Exemplos:(IRC; IRS; IMI). Os impostos indirectos incidem sobre a despesa feita pelo contribuinte (como o IVA e o ISP).

3. Distingue as contribuições para a segurança social dos impostos.
R: As contribuições para a segurança social, ao contrário dos impostos tem uma finalidade específica, quando pagamos sabemos para onde esse dinheiro vai servir de rendimento.

4. Explica porque motivo a despesa em bens não duradouros é a parcela mais estável do consumo.
R: Os bens não duradouros são os bens que só têm uma utilização, por exemplo a comida, um bem que não podemos de forma alguma parar de consumir, logo mesmo que haja uma crise, mesmo que se fique desempregado, o consumo destes bens será sempre estável, pois estes ao contrário dos bens duradouros, a compra destes não pode ser adiada, não podemos adiar comprar, por exemplo, a compra dos alimentos.

5. Utilizando o ficheiro de ajudacalcula:
a) O Rendimento Pessoal; 
b) O Rendimento disponível dos particulares;
c) O Consumo privado;
d) A Poupança;
e) A Taxa de Poupança;
f) As Taxas de crescimento das diversas rubricas. 


6. Interpreta os cálculos acima efectuados:

a) Em que ano o rendimento disponível dos particulares (RDP) caiu mais;
R: 2011
b) Nesse ano, quais as rubricas cuja queda mais contribuiu para a redução do RDP;
R:A queda do rendimento do trabalho e a queda do rendimento de empresa e propriedade, porque estas rubricas ao aumentarem fará com que o rendimentos disponível aumente e se estas sofrerem uma quedas os indivíduos também terão uma redução no rendimento disponível.
c) Nesse ano, quais as rubricas cujo aumento mais contribuiu para a redução do RDP;
R: Impostos diretos
d) Nesse ano, comenta a variação verificada no consumo de bens duradouros;
R: A compra dos bens duradouros diminuiu, porque como Portugal estava a passar por uma crise que provocou uma diminuição no rendimento disponível de cada indivíduo, fazendo com que as pessoas passem a adiar a compra dos bens duradouros, pois estes são mais caros e não são imprescindíveis à nossa sobrevivência, dando mais importância e prioridade a bens como os não duradouros cuja compra não pode ser adiada.

e) Nesse ano, o significado da taxa de poupança. Como se justifica a queda da taxa de poupança após o final do Programa de Assistência Económica e Financeira (2011-2014, vulgo Troika).
R: Portugal passou por uma crise, e enquanto isso as pessoas fizeram o máximo para não gastar, isto é, para poupar dinheiro. Quando essa crise terminou, a população passou a comprar tudo aquilo que se calhar queria e não podia devido à crise, assim as pessoas começaram novamente a consumir mais e a poupar menos, registando-se isso na taxa de poupança que diminuiu.

7. Constrói um gráfico que ilustre que: RDP = Consumo de duradouros + Consumo de não-duradouros + Poupança (PREVIEW
Comenta.

R: Como podemos verificar neste gráfico o consumo de bens não duradouros é bastante elevado, e mesmo Portugal ter passado por uma crise por , podemos verificar que mesmo assim em 2009 a redução da compra desses bens foi ligeira, o mesmo não acontece nos bens duradouros, onde o consumo destes é muito menor do que os bens não duradouros e na fase da crise, a redução destes é mais acentuada do que os outros bens. A poupança ainda aumentou nos anos da crise e diminuiu na altura onde essa crise acabou.

Comentários

Mensagens populares