Teoria elementar da oferta

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
R: O volume da oferta é a quantidade que o produtor deseja vender, enquanto que a quantidade realmente vendida é a quantidade de bens que o produtor vende.

2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
R: De acordo com os objetivos do produtor este vende uma determinada quantidade a preços que estão de acordo com as suas estratégias que levarão a ter mais lucro. Por exemplo, se o objetivo do produtor é vender mais de forma a aniquilar os outros produtores e ficar sozinhos no mercado e mais tarde ganhar com isso, do que propriamente obter lucro o mais rapidamente, mas sim mais tarde, então os preços serão mais baixos e a quantidade maior.

3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
R: A oferta de um produto depende do seu preço, pois se o preço do bem não for elevado, produzi-lo não trará qualquer vantagem, pois estará a pagar mais custos do que propriamente lucro. Assim, o produtor está mais disposto a produzir mais produtos a um preço superior.

4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.
R: Mesmo que o produtor deseja produzir um bem, se os outros tipos de bem estiverem a um preço superior então, será mais lucrativo mudar a produção e produzir os bens que têm, um preço mais elevado, ganhando mais com isso e não terá tantos custos nos fatores produtivos que tinham ao produzir o outro bem, ou seja, se aumentar o preço dos produtos quer dizer que se tornaram mais lucrativos o que compensa deslocar menos fatores produtivos destes produtos

5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento. 
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica. 
R: Os bens que estiverem relacionados com o fator de produção cujo preço aumentou, então o preço dos próprio bens aumentará, pois se os custos para produzir são maiores então o bem que utiliza mais esse fator também ficará mais caro. Por exemplo, se o petróleo ficar mais caro, o transporte será mais caro, pois utiliza muito o petróleo como combustível para funcionar, assim andar de transporte torna-se mais caro, pois o transporte está diretamente ligado com o petróleo, mas os tomates, embora seja necessário a utilização de transportes, estes não são logo afetados, o seu preço não aumentará repentinamente, mas sim ao longo do tempo.

6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção. 
R:Com o avanço da tecnologia, a produção de bens será mais rápida e com custos menores, logo se o produtor decidir adquirir essa tecnologia, os custos de produção serão menores e ele terá mais lucro.

7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta. 
R: O preço do bem, o preço dos outros bens, os fatores produtivos, a estratégia dos produtores, e a tecnologia.

8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.
R: Chega-se à curva da oferta mantendo todas as variáveis constantes menos o preço do bem que vai ser relacionado com a quantidade.

9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.
R: A curva da oferta é ascendente, porque como sabemos o produtor para ter mais lucro tem de vender os produtos a preços mais caros como forma de incentivo de produzir mais, e com isso, o preço é diretamente proporcional à quantidade. Quanto maior for o preço, maiores oferta haverá desse bem.

10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.
R:  Variação da oferta é diferente de aumento da oferta, pois a variação é o movimento  ao longo da curva, pois quando o preço sobe, a quantidade que se deseja vender também aumenta, enquanto que o aumento da oferta é o afastamento da curva, neste caso para a direita.

11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.
R:A razão do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.pode ser justificada pelo progresso tecnológico, a redução no preço dos outros bens ou a redução no preço dos fatores produtivos.

Comentários

Mensagens populares